segunda-feira, 20 de abril de 2015

O peso de não se decidir...

Um dia, há muitos anos atrás, cheguei à casa de quatro amigas,  irmãs. Num dia qualquer da semana, mais ou menos duas  horas da tarde.
Fiquei surpresa ao encontrar uma delas, naquela hora e naquele dia, pois fazia faculdade de Odontologia e era muito responsável com seus estudos. Não faltava por nada.
-Uai! O que "cê" está fazendo aqui uma hora desta?! Indaguei.
-Eu, estou tranquila aqui descansando! Feliz por ter tomado uma decisão. Feliz somente pela decisão. E hoje, eu tinha provas e tudo mais...
E continuou:
Aprendi uma coisa hoje, Cida. A gente fica angustiada, com tantos compromissos. Acordei cedinho, lembrei-me das provas que iria fazer... E aquela vontade enorme de ficar em casa. Só este dia, queria ficar com esta manhã para mim. E um monte de pensamentos me sufocando: Vou , não vou. E as provas... Ai, mas quero ficar. Já havia colocado o uniforme, havia pegado meus materiais.

Estava tão angustiada, chateada, nervosa, preocupada...

De repente, disse para mim. Vou ficar, vou dormir.
Depois resolverei o que vier...
Pacientemente, retirei o uniforme, guardei os materiais, vesti novamente o meu pijama, deitei tranquilamente.
Uma calma tomou conta de mim, uma alegria, uma paz.
Pensei: Qualquer que fosse a  minha decisão iria estar em paz. Aprendi que precisamos decidir.
Virei para o outro lado, dormi à vontade e aqui estou, feliz por ter ficado.

Ouvi tudo e, gravei mais esta lição.

É mesmo assim. Quem é que nunca ficou dessa maneira?

Faço ou não faço, vou ou não vou, quero ou não...
Às vezes ficamos assim, meses...
Quanto sofrimento!

De repente um SIM ou um NÃO, e resolvemos todo o problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário