domingo, 31 de maio de 2020

Uma meditação – Alguns homens bíblicos se tornaram sobremaneira grandes... Por quê?



Fazendo uma meditação na Palavra de Deus – a Bíblia, fui buscar um motivo do porquê que alguns homens bíblicos foram sobremaneira grandes. Claro! Creio que todos eles tinham uma promessa de Deus, como todos temos; mas como eles agiram e se guiaram, dentro de sua humanidade, cheios de falhas e limitações como qualquer pessoa.
Por que eles se destacaram?!...

Para eu entender um pouco, resolvi buscar a essência de cada um e de todos. Quais as atitudes que tiveram em comum que fizeram com que se destacassem. Vou descrever suscintamente, pois todos tiveram um contexto dentro de suas respectivas histórias.
Focarei em sete homens, que no meu parco entedimento foram os maiores, com exceção de Jesus, que é a conlusão de tudo, do qual encontraremos traços do seu caráter nesses homens.

Ø  Abraão – Só queria um filho. Deus lhe fez o pai das nações. Sua descendência é como a areia do mar e como as estrelas do céu;
Ø  José – Só queria sair da prisão e trabalhar com dignidade. Deus o fez trabalhar com excelência, como Governador do Egito, a maior potência na época;
Ø  Davi – Só queria proteger as ovelhas de seu pai e o fazia com dedicação; também, sendo um adolescente, quis matar golias que afrontava o Deus, Senhor dos Exércitos. Deus, não só fez com que ele matasse o afrontador de Israel, como o transformou no maior rei que Israel conheceu.
Ø  Salomão – Só queria conduzir o próprio povo de Deus, Israel. Se sentia inseguro. Pois era muito jovem inexperiente. Quando substituiu o maior rei, seu pai Davi, pediu sabedoria. Deus deu sabedoria e o fez o rei mais sábio e próspero de toda a terra.
Ø  Moisés – Só queria conduzir as ovelhas de seu sogro, e disse para Deus que não sabia falar. Deus o transformou no homem que negociava diretamente com Faraó. Tirou Israel da escravidão e o levou rumo à terra prometida.

Outros homens, que como tais tiveram suas falhas. Sofreram muito, e deixaram exemplos para nós:
  • Ø          Jacó – Queria o lugar do irmão Esaú, as bênçãos da primogenitura, e para isto enganou seu irmão e seu pai. Foi fugitivo e enganado diversas vezes por seu sogro. Tinha uma promessa de Deus; voltou-se para Deus arrependido e consertou-se com seu irmão. Mudou o caráter e transformou-se em Israel, o pai das 12 tribos,  o início da descendência de Abraão, prometida por Deus.
  • Ø         Jó – Estava todo cheio da razão e dos conceitos de si mesmo. Quando do seu sofrimento, queria uma explicação, o porquê do acontecido a ele, que era justo, fiel, temente a Deus e desviava-se do mal. Deus lhe mostrou sua própria suficiência (de Deus), que tudo foi formado por Ele e através dEle, tudo estava sob o seu controle; toda a criatura em seu mínimo detalhe se move diante do seu olhar e de sua permissão; que Ele providencia a caça para o caçador... Lhe mostrou sua grandeza e soberania.  Quando Jó reconheceu sua insignificância, e se arrependeu no pó e na cinza, Deus o elevou.


Uma característica que vi em todos eles foi a HUMILDADE. Eles não se achavam. Eles não se viam merecedores de nada. Mas quando receberam a ordem de Deus para fazer, receberam também a força e a coragem. Quando se humilharam, foram exaltados. Fiéis, justos. O nome do  Senhor estava à frente da batalha, dos exércitos. Reconheciam que a vitória não era deles; obedeciam... Enquanto com Ele caminharam venceram... Quando caíram, reconheceram e se levantaram.

Creio que são algumas características que podemos tirar como exemplo: Humildade e a fidelidade sempre, dentre outras. Reconhecimento de que sem Deus, nada somos.

Tiveram muitos outros homens importantíssimos para nos ensinar: Elias, Eliseu, Josias, Gideão, Daniel... Todos aqui são do velho Testamento. Obra incompleta, faltava o Elo principal – Jesus.

No novo testamento, grandes homens tiveram, porém JESUS o principal, que excede a tudo e a todos, em todos os tempos. Que era, que é, e  será para sempre. Que trouxe nossa reconciliação com o Pai e a nossa salvação; que tirou o nosso jugo do pecado e nos deu a vida e a paz; que nos trouxe os preceitos mais puros e simples; o amor sem fronteiras, a justiça, a fidelidade, a humildade, o repartir do pão, o perdão a liberdade, o comprometimento, a cura... Ele é a ponte que nos liga a Deus.  Quando voltou para o Pai, nos deixou o Consolador para nos guiar, o Espírito Santo... Completou a obra.  A Ele, toda a honra, toda a Glória e o nosso louvor, para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário